Em 2017, quando eu estava fazendo minha pós-graduação na França, decidi criar um canal no Youtube para ser um repositório de estudo, um lugar para armazenar o conhecimento que eu estava adquirindo. Com o tempo, o canal começou a ganhar visibilidade e credibilidade mesmo sem eu ter planejado.

hoje o canal já passou dos 10.000 inscritos e conta com uma comunidade ativa de fãs e parceiros que tornam a página um fórum ativo de debates sobre a profissão do quadrinista e sobre o papel dos quadrinhos no mundo de hoje.

O canal conta com algumas séries, atualizadas em dias diferentes da semana, cada uma com um foco específico. Elas estão listadas na sequência.

Para manter o canal funcionando, existe um projeto no Catarse Assinaturas onde qualquer pessoa pode contribuir com um valor mensal e se tornar um assinante. Esse dinheiro é convertido em equipamentos, quadrinhos para estudar e toda a infra-estrutura para que o canal funcione na melhor das condições.

Apesar disso, os vídeos são gratuitos e sempre serão.

Se você quiser se tornar um assinante, pode clicar AQUI.

Escrevendo Quadrinhos

Escrevendo Quadrinhos é a série principal do canal. Aqui nós conversamos sobre dicas e técnicas para a produção de um quadrinho. Debates em voga entre os quadrinistas, tutoriais, dicas de estudo, tudo isso você encontra aqui.

É a série que mais fura a bolha dos quadrinhos, já que falamos sobre processo criativo e como gerenciar projetos também, temas que são úteis para o Cinema, a Literatura, a Música e praticamente qualquer atividade.

Dissecando Quadrinhos

Dissecando Quadrinhos é a minha série favorita do canal. Aqui eu faço análises de obras em quadrinhos, apontando os aspectos pelos quais elas funcionam (ou não).

São resenhas técnicas de quadrinhos, extremamente úteis para quadrinistas que querem aprender novos recursos ou estudar novas referências, mas também interessante para o leitor que gostaria de se aprofundar em suas leituras.

Vivendo no Rio

Vivendo no Rio apresenta o dia-a-dia de trabalhar com quadrinhos na cidade maravilhosa. Aqui nós conversamos sobre eventos de quadrinhos, onde comprar materiais, entrevistas com quadrinistas e qualquer coisa que dependa de uma presença física para gravar.

Essa série é a que possui os vídeos mais diferentes, muitas vezes fora do meu estúdio regular. Acabam sendo os vídeos mais divertidos de gravar.

Vivendo no Rio começou quando eu voltei a morar no Brasil. Antes disso, a série se chamava Vivendo na França e tratava do cotidiano de trabalhar com quadrinhos por lá. Mesmos moldes, outro lugar.

Os primeiros vídeos do canal seguiam esse formato de vlog, mostrando dicas sobre a França. Aos poucos, os temas foram se tornando mais e mais voltados para quadrinhos. Em dado momento, eu decidi que não adiantava mais negar e o canal virou 100% sobre quadrinhos.

© 2019 por RAPHA PINHEIRO.

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Amazon - Black Circle