OBRAS

Os Tomos de Tessa

 

Os Tomos de Tessa é uma ficção científica, que conta a hisória de um viajante que quer conhecer as mais diversas culturas do universo e se encontrar no processo. Originalmente publicado em 2014 na Inglaterra, está sendo reinterpretado em uma versão mais madura e com algumas mudanças importantes de foco. Além da história principal, existe um spin-off desse universo chamado Travessia, uma série de quadrinhos mudos que serve como complemento para a narrativa principal.

Você pode ler a série original aqui. Foi meu primeiro quadrinho, não é tão legal quanto eu gostaria e por isso estou trabalhando nele novamente.

 

Você pode ler Travessia aqui. A série está saindo atualmente em versão digital. Para saber mais, clique aqui.

Mesa 44

 

Meu trabalho de mestrado trata de estudar o processo de escrever um quadrinho com histórias de bar na própria mesa do bar.

Todos os sábados durante um ano e meio, eu fui para o mesmo bar em Botafogo, abri o caderno e desenhei a vida alheia. Às vezes são as pessoas na mesa do lado, às vezes é o garçon, às vezes é um amigo meu que sentou na mesa, mas sempre histórias reais.

 

O bar onde desenhei esse quadrinho é o 7X+ no baixo botafogo, também conhecido como Durangos. Se você curte o ambiente do bar, uma cerveja ou causos cotidianos, esse quadrinho foi feito pra você.

 

Durante o mestrado, as histórias eram publicadas semanalmente online aqui. Após a conclusão, essas histórias foram publicadas em formato de livro, com capa dura, extras, luva e um episódio especial de 24 páginas. Você pode comprar o livro aqui. Para saber mais sobre o processo de produção, clique aqui.

Silas e Salto

 

Silas e Salto são uma dualogia steampunk sobre um povo de fogo que mora numa caverna por medo da chuva na superfície. Os dois livros contam a mesma história, mas de pontos de vista opostos, um do herói e outro do vilão. É recomendável que você leia Salto primeiro e Silas depois para uma experiência mais completa.

 

Salto foi indicado ao Prêmio HQMix como Revelação Roteiro e Revelação Desenho  em 2018. e Silas venceu o Prêmio Minuano de Melhor Quadrinho em 2019.

Você pode saber mais sobre Salto aqui e sobre Silas aqui. Também criei uma trilha sonora para as obras que você pode ouvir aqui. Para comprar os livros, clique aqui.

IFCS e o Largo de São Francisco

 

Apesar da formação de arquiteto, ainda na graduação eu já queria estar fazendo quadrinhos. Portanto, meu trabalho final de graduação na FAU UFRJ foi um livro em quadrinhos que tratava sobre arquitetura e patrimônio. IFCS e o Largo de São Francisco é um quadrinho educativo que narra como o edifício que hoje abriga o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ modificou o contexto urbano onde ele se insere e foi modificado por ele.

O plano era para que esse projeto fosse um exemplo de uma possível série de quadrinhos arquitetônicos de prédios históricos da cidade, feito como prova de conceito. Ainda procuro financiamento para que esse ambicioso projeto saia do papel.​

Você pode ler o resultado gratuitamente online aqui.

© 2020 por Rapha Pinheiro

  • YouTube ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram