MESA 44

Quadrinhos sobre o bar, feito no bar.

Meu trabalho de mestrado trata de estudar o processo de escrever um quadrinho sobre histórias de bar na própria mesa do bar.

Todos os sábados durante um ano e meio, eu fui para o mesmo bar em Botafogo, abri o caderno e desenhei a vida alheia. Às vezes são as pessoas na mesa do lado, às vezes é o garçon, às vezes é um amigo meu que sentou na mesa, mas sempre histórias reais.

 

Durante o mestrado, as histórias era publicadas semanalmente online. Após a conclusão, essas histórias foram publicadas em formato de livro, com capa dura, extras, luva e um episódio especial de 24 páginas.

O bar onde desenhei esse quadrinho é o 7X+ no baixo botafogo, também conhecido como Durangos. Se você curte o ambiente do bar, uma cerveja ou causos cotidianos, esse quadrinho foi feito pra você.

Nesse vídeo eu explico melhor como meu mestrado em quadrinhos na ECO UFRJ funcionava:

Se quiser entender melhor como eu fiz para desenhar e o processo criativo, esse outro vídeo disseca meu trabalho em mais detalhes:

Além do livro em capa dura que contempla os episódios semanais, Mesa 44 também gerou duas revistinhas de 24 páginas como parte do desafio 24h de Quadrinhos. Essas revistas apresentam episódios especiais, feitos da mesma forma que os regulares, mas 24 páginas em um dia ao invés de 2 por semana.

Eles serviram como teste de traço e você pode comprar os seus, assim como o livrão completo, na minha loja aqui no site.

© 2019 por RAPHA PINHEIRO.

  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Amazon - Black Circle